Buscar no site:

Artigo: Você ainda falhará numa empresa familiar

VOCÊ AINDA FALHARÁ NUMA EMPRESA FAMILIAR

80% das empresas mundiais são familiares. No Brasil este índice é altíssimo: 90%.

 

A maioria dos profissionais trabalha ou trabalhará em uma delas .  O que  você aprendeu na Universidade, nos MBAs e nos livros NÃO funcionará nesse tipo de empresa.

 

A empresa familiar possui um modo próprio de operar. Existe uma interferência fortíssima dos sócios e dos “formadores de opinião”  na gestão. Inclusive na sua gestão. Como por exemplo, a mudança das regras do jogo durante o jogo.

 

A interferência pode dar um cunho “social” ao seu trabalho ou até torná-lo um “leão de chácara”.

 

Na verdade não existe problema em ser uma empresa familiar. O problema acontece quando a empresa não é profissionalizada. Quando  não existe uma divisão civilizada de autoridade, funções e responsabilidades. A frase “muito cacique para pouco índio” é uma verdade em muitas empresas.

 

Se já é difícil conviver com esse tipo de situação sendo um profissional “comum” imagine um profissional que vem do mercado? Um profissional que já trabalhou em empresas “mais organizadas”?

 

Profissionais de Rh com experiência em empresas “arrumadinhas”  se frustram. Muitos desenvolvem doenças psicossomáticas, stress e depressão.

O erro está em interpretar um convite para “arrumar a casa”  como um desafio. Uma empresa familiar para entrar nos eixos precisa reunir terreno fértil para tal. Uma espécie de preparação, de contrato interno entre os principais personagens da empresa. Qual será a blindagem, a proteção do profissional que está entrando para de certa forma “incomodar”  e transformar o status quo?

 

O ponto central está na entrada na empresa. Fazer as perguntas certas ao recrutador.

 

E se você está numa empresa familiar? O ideal seria contratar uma consultoria. O desejo precisa partir dos donos. É muito difícil o “santo de casa fazer milagre”. Infelizmente é uma grande verdade.

 

Marcos Simões é Consultor, Escritor de empresas dos mais diversos portes e negócios. Faça contato: marcos.simoes@rhfacil.net

 

 

Tags de assuntos » , , , ,

Nenhum Comentário Para comentar clique aqui!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe um comentário

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook RHFÁCIL

  • Linkedin RHFÁCIL

  • Grupos Yahoo RHFÁCIL

  • Twitter RHFÁCIL

Desenvolvido por MIMETISMO AGÊNCIA INTERNET.
Faça o site de sua empresa conosco!
Todos os direitos reservados à
RHFÁCIL Consultoria 2011-2012.