Buscar no site:

Inovação: o caminho mais estratégico para crescer diante de cenários adversos como o que vivemos


*Por Rafael Mendes

Que o Brasil está vivendo um momento difícil na economia, todos sabemos, a questão é: o momento

é propício para colocar o pé no freio ou arriscar e inovar para expandir os negócios?

Há quem diga que é preciso reduzir custo, desacelerar os negócios, enxugar a equipe e aguardar

a boa maré voltar, outros, assim como eu, achamos ser o cenário ideal de inovar e criar soluções

que ajudem as empresas e driblar esse momento e avançar, não apenas seguir adiante, mas

seguir crescendo de forma que otimize seu tempo e aumente sua receita. Impossível?

Não! Basta usar a criatividade em mercados carentes e de grande demanda.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que

seis em cada dez líderes empresariais que comandam negócios inovadores consideram

que o grau de inovação no Brasil deixa a desejar. Quando a pesquisa questionou a

opinião deles sobre este tema, 54% responderam que o grau de inovação no

Brasil é “baixo” e outros 8% responderam “muito baixo”; 35% afirmaram “nem

alto, nem baixo” e apenas 3% classificaram como “alto”.

Isso é simples desvendar, afinal o principal motivo desse cenário é que o Brasil está

atrasado em relação a outros países, reflexo de defasagem tecnológica acumulada ao

longo dos anos. É preciso dar mais importância para o papel da inovação na

sobrevivência das empresas no mercado global e a necessidade de um esforço

para criar um ambiente favorável a negócios inovadores no Brasil.

Eu diria que a inovação é, sem dúvidas, o meio mais estratégico para crescer

e buscar resultados, mesmo em cenários adversos como o que vivemos nos dias de hoje.

O mercado de premiação e incentivo, por exemplo, sente esses sinais, afinal, como

uma empresa de Call Center que trabalha muito com incentivo e bonificação

consegue crescer se a ordem é: REDUÇÃO DE CUSTO!? Como se incentiva uma

equipe que trabalha em busca de metas se agora o dinheiro está diminuindo?

Foi pensando nisso que criamos estratégias que inovam esse nicho. Afinal, devido

às necessidades corporativas das empresas que buscam soluções de incentivo, aproveitar

a demanda atual para criar mecanismos de premiação para os colaboradores de

forma “econômica” é um ouro.

Existem várias formas de fazer isso: terceirizar esse serviço (nada como uma empresa

especialista e com experiência para dar foco nessa questão); contratar empresas

capacitadas para exercer essa função; encontrar uma forma de bonificação que reduza

custos para empresa, mas que premie os colaboradores com alta qualidade. A grande

sacada aqui é utilizar o bônus digital/cartões pré-pagos que diminuiu consideravelmente

os gastos com operacional e despesas fiscais.

Outra forma de rentabilizar e expandir sua marca é abrir modelo de franquia ou até mesmo

trabalhar com representantes e diversas regiões do Brasil. Isso aumenta a margem de

vendas e com isso cresce também o fluxo de caixa, além de disseminar a marca no mercado

e expandir sua atuação.

O cartão pré-pago, por exemplo, é também um grande aliado das empresas que

buscam diferentes formas de pagar bônus e remuneração de seus colaboradores, evitando

a burocracia dos processos operacionais do dia a dia.

Um jeito diferente de presentear, manter a motivação e incentivar seus

colaboradores, prestadores de serviço e clientes, pode ser também através de

pontos para trocar por produtos e serviços.

Então não espere o momento melhorar, melhore você o momento e faça seu

negócio crescer através da inovação!

*Rafael Mendes é CEO da Paymundie, especialista em Marketing de Incentivo, 

Recompensa e Reconhecimento para vendedores e funcionários no

mercado de B2B, destinado para o canal de revendedores, comerciantes, funcionários, varejo e consumidores.

 

 

Nenhum Comentário Para comentar clique aqui!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook RHFÁCIL

  • Linkedin RHFÁCIL

  • Grupos Yahoo RHFÁCIL

  • Twitter RHFÁCIL

Desenvolvido por MIMETISMO AGÊNCIA INTERNET.
Faça o site de sua empresa conosco!
Todos os direitos reservados à
RHFÁCIL Consultoria 2011-2012.