Buscar no site:

As três empresas dos sonhos de jovens de todo canto do país

Petrobras, Google e Itaú-Unibanco. As três companhias foram as únicas

citadas em todas as regiões do país no ranking 2012 da empresa dos sonhos

dos jovens brasileiros, que listou as dez mais almejadas. No resultado relativo

ao país, Petrobras retomou o primeiro lugar. Esta foi a 11ª edição da pesquisa

realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People.

A estatal brasileira aparece como primeira escolha nas regiões Norte, Nordeste e Sul, e

é a segunda no Sudeste e Centro-Oeste. Já a Google é a preferida no Sudeste e Centro-Oeste,

mas é a segunda opção dos jovens do Nordeste e Sul. No Norte, a Vale aparece como

segunda empresa dos sonhos dos jovens. Já o Itaú-Unibanco, embora tenha sido

mencionado pelos estudantes de todas as regiões do país, aparece como terceira opção

no Centro-Oeste; quarta opção no Nordeste, Sul e Sudeste; e sexta no Norte do país.

A pesquisa revela, na opinião de Danilca Galdini, sócia-diretora da Nextview People,

que a população jovem carrega particularidades e influências do meio no qual convivem:

cultura local, momento político, educação escolar, oportunidades de desenvolvimento,

nível social etc. E esses aspectos se refletiram nas respostas dadas por universitários e

recém-formados de 17 a 26 anos sobre o que pensam sobre carreira e mercado de trabalho.

— Nossos objetivos de vida, crenças e valores sempre influenciam nossas escolhas,

mesmo que algumas vezes esta relação não esteja nítida. Desta forma, os valores e

objetivos de um jovem sempre irá influenciar sua escolha profissional. Até por isso é

fundamental investir no autoconhecimento — afirma Danilca.

Embora tivessem escolhido uma empresa, 38% dos participantes da pesquisa (média geral)

disseram não ter uma imagem clara de quais as características de uma “empresa dos sonhos”.

Ao serem questionados sobre quantos anos consideram ideal trabalhar em uma empresa em

que esteja feliz, a maioria respondeu acima de 20 anos, sendo a escolha de 35% no Norte, 45%

no Nordeste, 44% no Centro-Oeste, 41% no Sudeste e 38% no Sul. A maioria (52%, na média geral)

disse nunca ter pedido demissão de uma empresa.

Quando tiveram que apontar o que uma organização precisaria oferecer para ser sua empresa

dos sonhos, no Sudeste (50%) e no Sul (39%), a maioria dos jovens disse qualidade de vida. No Norte,

Nordeste e Centro-Oeste, oportunidade de realização profissional e fazer o que gosta são

mais importantes para os estudantes e recém-formados que participaram do levantamento.

Na média geral, com 36% das respostas, desenvolvimento profissional (aprendizado, investimento

em treinamentos etc) aparece como terceiro ponto escolhido, seguido de ambiente de trabalho

saudável (31%) e salário e benefícios diferenciados (27%). Crescimento rápido na carreira não

é tão importante para os jovens do Norte. Já os do Centro-Oeste pouco se importam com

possibilidade de carreira internacional.

Neste item, os fatores que menos contam na escolha de uma empresa do sonho para os jovens de

todas as regiões são imagem de credibilidade no mercado de trabalho, crenças e valores da empresa

e o fato de o segmento em que atua ser atraente.

Quanto à possibilidade de abrir um negócio próprio em algum momento da carreira, a maioria

respondeu que sim, sendo 62% no Norte, 58% no Centro-Oeste, 57% no Nordeste e no Sul, e 53% no Sudeste.

De acordo com a sócia-diretora da Nextview People, a pesquisa foi uma forma de mostrar que quanto

mais nos conhecemos — como profissionais e como empresas —, maiores são as chances de alcançarmos o

sucesso profissional:

— Entender o que é importante para você, como pessoa e profissional, ajuda a escolher as melhores

oportunidades e, desta forma, minimiza futuras frustrações.

Danilca ressalta que esta diversidade de opiniões é bastante interessante também para as organizações:

— Cada empresa tem sua própria cultura, e encontrar pessoas que compartilhem de seus valores aumenta

as chances de fidelização desses profissionais.

 

Tags de assuntos »

Nenhum Comentário Para comentar clique aqui!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook RHFÁCIL

  • Linkedin RHFÁCIL

  • Grupos Yahoo RHFÁCIL

  • Twitter RHFÁCIL

Desenvolvido por MIMETISMO AGÊNCIA INTERNET.
Faça o site de sua empresa conosco!
Todos os direitos reservados à
RHFÁCIL Consultoria 2011-2012.