Buscar no site:

Consultoria em Remuneração – para todo o Brasil

O gerenciamento de cargos e salários é um dos instrumentos mais importantes  na gestão  de empresas competitivas por  razões financeiras e estratégicas.

Através de um projeto deste tipo a empresa poderá   formar uma visão mais realista, objetiva, neutra e profissional sobre o que cada cargo representa dentro da empresa e também dentro do mercado/região na qual atua.

Como o sistema é iniciado através de um mapeamento de tarefas executadas e competências que cada cargo exige, pode-se criar uma base sólida para as ações de: 

- Seleção de pessoal: facilidade em avaliar candidatos que reúnam potencial para desenvolver um excelente trabalho dentro da empresa colaborando com a produtividade organizacional. Significa acertar na escolha dos seus profissionais. Acerto nas seleções de novos funcionários e também na seleção de pessoas que já trabalham na empresa com o objetivo de promoção ou transferências.

 - Treinamento: o mapeamento facilita a elaboração de programas de treinamento mais objetivos e profissionais. Treinamentos práticos e diretos, pois o mapeamento fornece uma excelente matéria-prima para a elaboração de programas específicos de acordo com necessidades cirurgicamente mapeadas. Tais treinamentos podem servir de base para aumentar a produtividade.

 - Desenvolvimento: ficará mais fácil preparar os funcionários atuais para cargos futuros, pois é possível realizar um cruzamento das competências do cargo atual com as competências do cargo futuro. Quais as competências que o funcionário atual precisa desenvolver para disputar o “próximo cargo”? Se a empresa investir nos funcionários atuais conseguirá uma significativa economia no futuro, pois haverá uma possibilidade maior de preencher as vagas que surgirem com pessoal interno. O custo será menor e elevará a moral interna, pois os colaboradores valorizam as empresas que investem “na prata da casa”.

 - Avaliação de Desempenho: a quem dar oportunidade de crescer na empresa? Com o mapeamento será possível ter critérios objetivos e aceitáveis ao invés do “achismo”  ou de opiniões das mais diversas. Ao invés da empresa trabalhar as avaliações com base em critérios questionáveis como “dinamismo, iniciativa” ou critérios dentro desta linha, a organização terá descrições mais precisas e aceitáveis.

 - Remuneração com base numa realidade de mercado: a minha remuneração está abaixo, na média ou acima do mercado – considerando as minhas tarefas, competências, segmento e região na qual eu trabalho? Com a pesquisa de salários e de comparação de cargos é possível pelo menos ter uma idéia mais clara sobre tal questão. A decisão estratégica sobre em que faixa a empresa vai se manter – abaixo, na média ou acima da média -  será uma decisão política e também financeira. Mas a informação precisa é algo de suma importância.

Abaixo as fases possíveis do projeto. Podemos realizar parte do processo como também o projeto total. De acordo com as suas necessidades. 

 

 

FASES DO PROJETO

 

 

 

 

 

 

 

 

A – Planejamento do Projeto e da agenda

Esta fase corresponde ao recebimento do organograma da empresa contendo os cargos, os seus quantitativos de pessoal e a linha de chefias. Outras pesquisas internas como por exemplo o mapeamento de exigências de cada cargo também serão úteis.

Estabelecer uma agenda de divulgação do projeto através de ações de endomarketing em parceria com o RH local objetivando a participação de todos.

Confeccionar os instrumentos de pesquisa (questionário).

Agendar encontro com as chefias para o levantamento de informações sobre cada cargo.

B - Descrição e Análise de Cargos

 A Consultoria distribuirá inicialmente um questionário individual solicitando informações sobre as atividades de cada cargo.

 Após o recebimento as informações serão organizadas e processadas. Posteriormente haverá uma reunião com cada chefia objetivando organizar as informações coletadas e também validá-las.

C- Avaliação de Cargos

 Teremos algumas reuniões com o objetivo de hierarquizar os cargos por “importância” dentro da estrutura total com a utilização de metodologia moderna. Ao final desta fase teremos uma pontuação final de cada cargo e uma descrição detalhada sobre as competências necessárias para uma excelente performance no cargo. Tais dados servirão de base de comparação para a pesquisa salarial.

 Ao final desta fase teremos as bases para realizar uma pesquisa salarial.

 D- Pesquisa Salarial

 A Consultoria fará um convite  a organizações que atuam no mesmo segmento (condição ideal), na mesma região e/ou que tenham outras condições similares ao cliente  para participarem de uma pesquisa salarial. Este tipo de pesquisa visa o interesse comum e o compartilhamento de informações.

E- Processamento das informações

Fase para organizar as informações colhidas até o momento com o objetivo de formular um relatório detalhado sobre os dados colhidos e formular sugestões.

F- Apresentação dos resultados 

Reunião com o RH para apresentar os dados apresentados. As demais fases também estão ligadas a este ponto.

Sugestões para a nova estrutura salarial

Sugestões para a Política Salarial

 

 

G- Implantação 

Contrate a RHFACIL para o seu projeto de cargos e salários. Converse conosco sem compromisso. Nossos especialistas irão desenvolver soluções específicas para a sua demanda e possibilidade de investimento.

Solicite uma proposta.

 

Tags de assuntos » , , , , , , , , , ,

Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post.

Os comentários estão fechados.

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook RHFÁCIL

  • Linkedin RHFÁCIL

  • Grupos Yahoo RHFÁCIL

  • Twitter RHFÁCIL

Desenvolvido por MIMETISMO AGÊNCIA INTERNET.
Faça o site de sua empresa conosco!
Todos os direitos reservados à
RHFÁCIL Consultoria 2011-2012.